Caves do Vinho do Porto na UNESCO em 2007

O presidente da Câmara Municipal de Gaia avançou, ontem, que a candidatura das caves de vinho do Porto a Património Mundial da Humanidade pode ser apresentada à UNESCO em 2007.

Segundo Luís Filipe Menezes, a autarquia tem acelerado o processo de dotação do concelho de um plano de pormenor que preserve a actividade das caves. «Existe uma abertura muito grande da UNESCO relativamente à candidatura, mas foi-nos transmitido que a aprovação de um plano de pormenor poderá ser decisiva para o sucesso da nossa pretensão», cita o “Jornal de Notícias”

O centro histórico de Gaia já está abrangido, em parte, por um plano de pormenor do Programa Polis, mas as empresas de armazenamento do vinho generoso do Douro têm mostrado tendência para abandonar aquela zona em benefício de locais de melhores acessos.

Por essa razão, a Câmara de Gaia quer garantir que as empresas exportadoras intervenham em Gaia, rentabilizando a actividade das caves do vinho do Porto. O objectivo é impedir o abandono destes espaços e a descaracterização patrimonial da zona.

Luís Filipe Menezes avançou já que os armazéns de vinho do Porto poderão ser alvo de requalificação, passando a incluir espaços de lazer e restauração ou habitações para jovens universitários.

Fonte: JN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …