Cavaco Silva adverte para o fim das quotas leiteiras

O consenso entre a produção e os industriais do leite foi defendido pelo Presidente da República, Cavaco Silva como a melhor medida para o sector, através da inovação se prepare para o eventual fim do regime de quotas.

A aposta em produtos de maior valor acrescentado, derivados do leite, através da inovação e diversificação da produção foram as linhas mestres que Cavaco defendeu, na sessão solene dos 75 anos da Cooperativa Agrícola de Barcelos.

O presidente da República salientou que o eventual fim do regime de quotas actualmente em vigor pode vir aumentar a concorrência dos países do Norte da Europa e uma maior pressão sobre os preços do leite.

Por outro lado, também as exigências ambientais e o aumento do custo dos factores de produção são razões de preocupação do sector, acrescentou Cavaco que manifestou também confiança de que o sector saberá encontrar as soluções mais adequadas.

Cavaco Silva pede aos media imagem positiva da agricultura
Entretanto, o Presidente da República pediu à Comunicação Social para não passar uma imagem negativa da agricultura portuguesa, realçando a modernização em curso no sector. Aníbal Cavaco Silva esteve presente na Feira Nacional da Agricultura, que decorre até dia 10, em Santarém. «Faço um apelo à Comunicação Social para que os portugueses não absorvam a ideia de que o sector está atrasado, não se moderniza, está em crise. Não é a imagem correcta do geral da nossa agricultura», afirmou.

O Presidente da República, presente pelo segundo ano consecutivo naquele certame, afirmou querer sublinhar que «também na agricultura há bons exemplos e boas práticas», destacando o que se passa no azeite, no leite, no vinho, na cortiça, na agro-pecuária. «Há sectores a modernizar-se, competitivos, dinâmicos», disse, sublinhando que gosta de mostrar os «bons exemplos», para «reforçar a auto-estima dos portugueses», mostrar que é possível ultrapassar as dificuldades também neste sector.

Para Cavaco Silva, a FNA é a «demonstração da vitalidade» do sector, esperando que do certame saia um novo impulso para a continuação da modernização da agricultura portuguesa. Cavaco Silva fez uma rápida visita à Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo, na qual esteve acompanhado dos secretários de Estado Adjunto da Agricultura, Luís Vieira, presente no certame em representação do primeiro-ministro, e da Reabilitação, Idália Moniz.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …