Carnes de raças autóctones em destaque na Festa do Vinho

Termina, hoje, nos espaços do Parque de S. João, em Ponte de Lima, a 16ª edição da Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais, certame dinamizado pela escola profissional de agricultura do concelho que, desta feita, confere destaque à carne de raças autóctones, com destaque para a minhota, para a qual é reclamada a Denominação de Origem Protegida.

“Este é um processo que foi iniciado há mais de cinco anos mas que aguarda, ainda, por resposta, para desespero de elevado número de produtores que continuam a apostar na raça minhota, em detrimento de outras”, indicou, a propósito, Teresa Moreira, da associação de criadores de bovinos de raça minhota. Observando tratar-se de carne “mais tenra e de qualidade superior” à de outras raças, disse que, apesar disso, “continua à espera de certificação” por parte das autoridades competentes.

Em destaque no certame – que transitou, desta feita, da Avenida dos Plátanos para os espaços da Expolima, no Parque de S. João – está, também, o porco bísaro, animal em cuja promoção se mostra apostada a escola profissional. Segundo Paula Oliveira, daquele estabelecimento, trata-se de raça que, nos últimos tempos, tem sido posta de parte por elevado número de produtores, em larga medida por “não ser economicamente tão vantajosa como outras”. De modo a inverter a situação, pretende a escola criar um selo de qualidade para a raça. Aludindo ao certame como “das principais montras” do que de melhor se faz tanto no concelho como na região, o presidente da Câmara, Daniel Campelo, indicou que as obras do futuro Centro de Congressos a instalar no Parque de S. João devem arrancar no próximo ano. Terá capacidade para 1300 pessoas.

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …