Bruxelas Prevê Aumento Produção Cereais em Portugal apesar da Seca

A Comissão Europeia estima que, apesar da seca que continuará a condicionar as culturas no sul da Europa, a produção de cereais aumente este ano em Portugal, fixando-se acima da média dos últimos cinco anos.

As estimativas apontam para que a produção total de trigo (trigo mole e trigo duro) em Portugal se fixe nas 1,3 toneladas por hectare, 5,4 por cento acima da média dos últimos cinco anos (2001-2005) e significativamente acima (146,6 por cento) da colheita de 2005, francamente baixa (0,5 toneladas por hectare).

Também é esperado um aumento da produção de cevada e de milho: a colheita de cevada deverá rondar as 1,3 toneladas por hectare (1,8 por cento acima da média dos últimos cinco anos e 111,8 por cento acima da colheita de 2005, de apenas 0,6 toneladas por hectare), e a de milho rondará as 6 toneladas por hectare (7,6 por cento acima da média de 2001-2005 e 20 por cento acima dos valores registados em 2005).

As previsões dos rendimentos agrícolas, divulgadas hoje em Bruxelas pelo executivo comunitário e feitas com base em metodologias avançadas com recurso a imagens de satélite, apontam para que os rendimentos das culturas na União Europeia (UE) voltem a ser influenciados por condições semelhantes às ocorridas em 2005, mas “em menor grau”.

Ainda que a falta de chuva e as temperaturas elevadas voltem a contribuir para a escassez dos recursos hídricos, a área geográfica afectada pela seca este ano é menos extensa do que aquela atingida pelas grandes secas de 2005 e 2003, e o défice de precipitação também começou a verificar-se mais tarde que em anos anteriores.

Para Portugal, a Comissão estima que as áreas mais afectadas pela seca de 2006 voltem a ser o Centro e o Alentejo, antecipando para a região Centro o quinto pior ano, desde 1975, a nível de défice de precipitação.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …