Carne de Bovino: Japão Reabre Fronteiras aos Estados Unidos

O Japão reabriu as fronteiras, no passado dia 28 de Julho, às importações de carne de bovino dos Estados Unidos, depois de um bloqueio que já durava há cerca de seis meses.

As autoridades japonesas decretaram o primeiro embargo à carne de bovino norte-americana em Dezembro de 2003, depois dos Estados Unidos terem confirmado a detecção do primeiro caso encefalopatia espongiforme bovina (EEB). Após longas negociações, em Dezembro de 2005, o bloqueio foi levantado.

A situação durou, contudo, apenas um mês, já que o Japão acabou por detectar materiais especificados de risco em produtos norte-americanos e voltou a impor o embargo, situação que foi agora solucionada.

Ainda em Julho, o Japão conduziu inspecções em 35 empresas autorizadas a comprar carne dos Estados Unidos e descobriram carne de pato e porco num lote de carne de bovino. Acresce que o governo norte-americano decidiu reduzir os controlos à EEB. Nada disto afectou o levantamento do bloqueio.

O secretário-geral de Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, disse que a reabertura do mercado nipónico «é fruto da paciência e do cumprimento fiel das exigências». O responsável espera recuperar os níveis de exportações de 2003, que ascenderam a 1400 milhões de dólares.

Johanns adiantou, ainda, que quer continuar negociações com o Japão, no sentido de definir normas e adequá-las aos relatórios científicos sobre a EEB.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …