Campanha Cerealífera Será de “Excepção”

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas na passada sexta-feira, indicam que o tempo quente e seco de Julho, com alguns dias de aguaceiros, terão contribuído para que a campanha cerealífera seja de «excepção».

Comparativamente ao ano transacto, a campanha do milho de sequeiro e do arroz deverão registar um acréscimo de 5%, a produtividade do girassol registará um aumento de 40%, enquanto do tomate para indústria e da batata de regadio deverão manter os níveis de rendimento; por sua vez, a batata cultivada em sequeiro terá um acréscimo de 10% em relação a 2005.

Para o sector das frutas, o INE prevê: um aumento de 15% na produtividade das pereiras e, pelo contrário, uma diminuição de 5% no rendimento unitário das macieiras. Para a campanha do pêssego não se esperam alterações, enquanto nas uvas e nas amêndoas são previstas quebras na produtividade.

Para aceder ao Boletim Mensal da Agricultura, Pescas e Agro-Indústria do INE relativo ao mês de Julho, resumido ou integral, clique aqui.

Fonte: INE e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …