Caiem preços internacionais da manteiga e do queijo

No passado mês de Dezembro, os preços internacionais da manteiga e do queijo cheddar pararam de aumentar, sendo que em Janeiro já começaram a sentir-se sinais de quebra das respectivas cotações. O preço mundial do leite em pó desnatado atingiu a sua cotação mais alta em Julho passado e desde então tem baixado continuamente, sendo, actualmente, entre 10 e 15 por cento superior ao preço de há um ano atrás.

O preço do leite em pó inteiro segue uma linha de evolução semelhante à do desnatado, de acordo com os dados do Milk Council do Reino Unido.

Dada a oferta limitada de leite na Oceânia, como consequência da seca, os EUA converteram-se no operador mais influente neste mercado. Desde o verão passado, os EUA aumentaram significativamente a sua oferta de leite em pó desnatado e viram a sua produção leiteira crescer entrre 3 e 4 por cento. Em consequência, os preços internos do leite e seus derivados nos EUA caíram, o que juntamente com a desvalorização do dólar, favoreceu a sua capacidade exportadora. Ao contrário, o aumento da procura foi especialmente sentido nos países do Extremo Oriente e nos países exportadores de petróleo.

Os preços do soro em pó nos EUA caíram drasticamente entre Julho e Outubro, devido às menores exportações e à inferior procura no mercado doméstico de alimentação animal. Esta descida de preços empurrou em sentido descendente as cotações na União Europeia. Os EUA e a UE são actualmente os maiores exportadores de soro em pó à escala mundial.

Os preços da manteiga na Oceânia foram aumentando, especialmente por via da redução da oferta e da depreciação do dólar americano. A oferta crescente nos Estados Unidos tornou os seus preços competitivos nos mercados internacionais a partir do início do último Outono, o que fez aumentar as correspondentes exportações.

No que se refere à manteiga e a butteroil da União Europeia, verificou-se uma crescente procura durante o primeiro semestre de 2007. Apesar disso, desde que se reduziram a zero as restituições às exportações, em Junho de 2007, a UE deixou de ser o principal ‘player’ dos mercados internacionais. Actualmente, os preços comunitários são superiores aos dos mercados internacionais, se bem que o diferencial é cada vez mais pequeno, em resultado dos movimentos antagónicos dos preços dos mercados internacionais (a subir) e do mercado europeu (a descer).

Finalmente, os preços do quejo cheddar estabilizaram depois de um período de sucessivos aumentos, em resultado da limitação da oferta na Oceânia e da decisão da União Europeia de baixar para zero as suas restituições às exportações. O queijo dos EUA ganhou posições nos mercados internacionais, o que implicou um significativo aumento das respectivas exportações.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …