Café ajuda as mulheres a lidar com o stress, mas piora nos homens

Estudo publicado no “Journal of Applied Social Psychology”

O café ajuda as mulheres a agirem em situações de stress, mas torna os homens mais inseguros e a demorem mais tempo para concluir as tarefas, aponta um estudo publicado no “Journal of Applied Social Psychology”.

A cafeína é um estimulante que actua no cérebro e pode combater a sonolência e a fadiga. Alguns de seus benefícios potenciais para a saúde incluem a protecção contra a diabetes, doença de Alzheimer, lesões hepáticas e até mesmo gota.

Neste estudo, os investigadores da University of Bristol, Reino Unido, tiveram como objectivo analisar que efeitos causava o café no organismo numa situação stressante, especialmente quando consumidos em grandes quantidades e em reuniões de trabalho consideradas de “alta tensão”.

Para averiguar os efeitos, os cientistas recrutaram 64 homens e mulheres, agrupando-os em casais do mesmo sexo. Cada casal tinha um conjunto de tarefas para cumprir, entre as quais se incluíam a realização de negociações, fazer puzzles e exercícios de memorização. Para adicionar stress, foi-lhes dito que teriam de explicar publicamente essas tarefas. Depois disso ofereceram aos casais café ou descafeinado e prosseguiram a avaliação.

Verificaram, então, que a capacidade de trabalhar sob pressão piorava visivelmente nos homens se tivessem bebido café. Por exemplo, demoravam, em média, mais 20 segundos para completar puzzles do que os outros que tomaram descafeinado. No entanto, as mulheres que bebiam café completavam estes enigmas 100 segundos mais cedo.

Os especialistas acreditam que a chave para a diferença nos efeitos do café em ambos os sexos está na forma como homens e mulheres reagem ao stress: os homens tendem a exigir comportamentos de fuga ou luta, enquanto as mulheres são mais inclinadas a trabalhar em equipa para resolver problemas.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …