Bruxelas Planeia Proibir Fumigações Aéreas com Pesticidas na UE

A Comissão Europeia vai propor em Julho medidas para reduzir os riscos que os fitossanitários podem representar para a saúde ou o ambiente, através da diminuição da exposição humana a estes produtos.

Em concreto, Bruxelas planeia proibir as fumigações aéreas com produtos fitossanitários ou pesticidas na União Europeia (UE) e reduzir ou impedir o uso destas substâncias em zonas públicas, onde representem um maior risco, sobretudo para as crianças. O objectivo, é evitar «os seus efeitos negativos». Assim, projecta que esta prática seja apenas usada em casos excepcionais, nas quais «ofereça vantagens claras e benefícios ambientais em comparação com outros métodos».

Caso a fumigação seja a única alternativa, a Comissão defende que se estabeleçam condições estritas para minimizar os efeitos «não desejados», como por exemplo os requisitos de formação para os profissionais.

Bruxelas planeia ainda definir áreas onde o emprego de pesticidas seja «diminuído significativamente» ou mesmo proibido. Além disso, pretende implantar um sistema obrigatório de «educação, formação» e licenças para os utilizadores profissionais de pesticidas, que assegure que todas as pessoas que habitualmente os utilizam são «totalmente conscientes» dos riscos e protegem as plantas e os cultivos da forma «menos danosa».

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …