Bruxelas inspecciona preços em distribuidores de cereais

Os serviços europeus da Concorrência realizaram inspecções surpresa a dez distribuidores de cereais, suspeitos de terem tido influência nos preços, anunciou a Comissão Europeia. Os grupos alvo das inspecções não foram identificados.

“Os responsáveis da Comissão fizeram inspecções surpresa em negociantes e distribuidores de cereais e de outros produtos agrícolas para consumo humano e alimentação animal em dois estados-membros da União Europeia, indicou a Comissão em comunicado, que disse ter “razões para acreditar” que os grupos em causa poderão ter violado as regras europeias em matéria de cartéis.

Os inspectores da Comissão foram assistidos pelas autoridades homólogas nacionais da Concorrência, nos dois países visados.

Um cartel, que pressupõe um acordo secreto para controlcar os preços ou repartir mercados, tem por consequência manter os preços artificialmente altos no mercado e limitar a concorrência. A Comissão Europeia dedicou-se nos últimos meses a reforçar a vigilância sobre os preços de bens alimentares, enquanto a inflação europeia atinge valores recorde, impulsionada pelos altos preços da energia e das matérias-primas alimentares.

Fez igualmente parte da sua intenção acompanhar os mercados financeiros, ligados às transacções das matérias-primas alimentares, bem como as suas repercussões sobre os movimentos dos preços. A Comissão deverá fazer um relatório sobre esta matéria até Dezembro, e propor, caso se justifique, medidas para melhorar a transparência do mercado.

Face aos níveis elevados da inflação, o Executivo comunitário também indicou que quer examinar mais de perto os preços praticados pelo comércio retalhista. As inspecções surpresa são uma das etapas preliminares no quadro de uma auditoria aos eventuais cartéis. Essas acções não “pré-julgam” a culpabilidade ou a inocência das empresas visadas, sublinha a Comissão europeia, indicando igualmente que não existe nenhum prazo fixo para a realização das auditorias.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …