Banco Mundial: Corte nos Subsídios à Agricultura Ajudaria Países Pobres

O novo presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, afirmou que a chave para ajudar a agricultura dos países mais pobres é cortar os subsídios internos e à exportação que os Estados Unidos e a União Europeia concedem aos seus produtores.

Wolfowitz garantiu que o Banco Mundial vai ter uma «voz forte» na defesa desta ideia, mas não explicitou se usará da sua influência pessoal junto da Administração Bush, avança a “Reuters”.

Por exemplo, no sector do algodão, o Banco Mundial estima que os subsídios norte-americanos e europeus são responsáveis pela perda de 250 milhões de dólares anuais que, de outra forma, seriam lucrados por sete países africanos.

A Ronda de Doha, em debate actualmente, tem estado num impasse precisamente devido às negociações do sector agrícola. A Organização Mundial do Comércio estabeleceu o final de Julho como o prazo para um consenso no âmbito da agricultura, devendo o projecto do acordo para a liberalização mundial do comércio estar concluído em Dezembro, em Hong Kong.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …