ASAE começa hoje a recolher tabaco com alcatrão a mais

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai iniciar hoje a apreensão de nove marcas de tabaco onde se encontrou níveis de alcatrão e monóxido de carbono acima do permitido, disse fonte da autoridade.
De acordo com o porta-voz da ASAE, no domingo foi planeada a forma como vai ser feita a apreensão do tabaco e apresentado o plano às cinco direcções regionais da Autoridade.

Os elementos da ASAE vão operar em três cenários, junto dos depósitos dos importadores, nas redes de distribuição e nos postos de venda.

O porta-voz explicou que os distribuidores vão ser notificados para recolher o tabaco em causa junto dos postos onde foi entregue.

«Se têm capacidade para distribuir também têm para recolher», afirmou a fonte.

Foi também solicitado aos inspectores de ASAE que apreendam o tabaco daquelas marcas que eventualmente detectem nas suas acções diárias.

De acordo com a ASAE, as nove marcas que vão ser retiradas do mercado são a Coronas, Rothmans, Dunhill, Golden American, Benson&Hedges, Mayfair, Starling, Berkley e Sovereign.

A retirada do mercado foi decidida depois de a Direcção-Geral de Saúde ter registado, em análises em laboratório, valores de alcatrão e monóxido de carbono que ultrapassam o permitido pela lei portuguesa, apesar de nos maços das marcas de cigarros os níveis apresentados respeitarem o que impõe a legislação.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …