Argentina: Produção Recorde de Soja Ascende a 40,75 Milhões de Ton

A Argentina terminou, praticamente, a campanha cerealífera 2005/2006, tendo-se registado um recorde na produção de soja, apesar de uma quebra de mais de dez por cento na produção total de cereais e oleaginosas.

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires avançou perspectivas que apontam para uma colheita total de soja da ordem dos 40,75 milhões de toneladas. Apesar destes bons resultados, a rentabilidade deste cultivo já não é a melhor para os produtores, que viveram problemas de rendimento adicionados a aumentos nos custos de produção.

Em relação aos preços, conforma avança o Clarín, os principais cereais e oleaginosas produzidos na Argentina deverão continuar em níveis considerados interessantes: a soja deverá cifrar-se nos 175 dólares por tonelada, o milho em 84,5 dólares por tonelada, o trigo em 105 e o girassol em 182.

Para a próxima campanha, esperam-se mais hectares de trigo e de milho, se os preços continuarem a ajudar o sector. Se a soja der outro salto produtivo, que é precisamente o que se prevê, a colheita global de cereais e oleaginosas pode voltar a crescer.

Fonte: Clarín e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …