Argentina Erradica Febre Aftosa

A Argentina anunciou, ontem, que conseguiu erradicar a febre aftosa na província de Corrientes, onde a doença foi detectada em Fevereiro passado. Vários países decretaram embargos às exportações argentinas de carne e produtos derivados.

O serviço de inspecção da saúde alimentar e animal (Senasa) enviou um relatório à Organização Mundial de Sanidade Animal, no qual esclarece que todos os animais passíveis de infecção foram abatidos. Está proibida a movimentação de animais em oito departamentos da província de Corrientes e está em curso a revacinação dos animais.

Não foi, contudo, determinada a origem do foco de febre aftosa. As autoridades argentinas pediram aos tribunais de Corrientes e Formosa, que fazem fronteira com o Paraguai, para continuarem com as investigações.

A Reuters lembra que, desde Fevereiro, mais de 20 países decretaram embargos à carne argentina e produtos derivados, por isso a erradicação da doença deveria ser uma boa notícia para o sector. No entanto, o governo argentino havia suspendido, por seis meses, as exportações de carne para assegurar a inflação no mercado interno.

Com ou sem febre aftosa, os produtores argentinos não poderão exportar nos próximos meses, restando-lhes apenas aguardar que o governo levante gradualmente as restrições à movimentação de animais em Corrientes.

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …