Andar de bicicleta ajuda no controlo do peso

Andar de bicicleta ou fazer marcha rápida ajuda as mulheres em idade fértil a controlar o peso, refere um estudo publicado na revista “Archives of Internal Medicine”.

A análise realizada pela Harvard School of Public Health baseou-se em dados de um estudo que acompanhou 18.414 enfermeiras que, a cada dois anos, preencheram questionários sobre saúde, peso, dieta e comportamento. O estudo teve início em 1989 (quando as enfermeiras tinham entre 25 e 42 anos) e terminou em 2005.

Ao longo de 16 anos, as mulheres que aumentaram a sua actividade física, com a realização de marcha rápida ou andando de bicicleta, em 30 minutos diários mantiveram o peso e até perderam quilos, mas aquelas cujo exercício foi a marcha lenta não perderam peso.

Em média, ao longo do período de estudo, as mulheres ganharam 9,3 quilos. Contudo, as mulheres que tinham um peso normal em 1989 e que, em 2005, andavam de bicicleta quatro horas por semana, apresentaram uma propensão 26% menor de aumentarem mais de 5% o peso que tinham há 16 anos. Também as mulheres com excesso de peso ou obesidade que andavam de bicicleta apenas duas ou três horas por semana tinham uma probabilidade 56% inferior de ganharem peso. Pelo contrário, as mulheres que reduziram o tempo de bicicleta de mais de 15 minutos por dia para menos de 15 minutos ganharam cerca de dois quilos.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …