Alimentos light podem provocar obesidade nas crianças

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, afirma que consumir alimentos e bebidas light pode aumentar os riscos da obesidade, especialmente nas crianças.

Segundo os investigadores, as crianças que bebem refrigerantes sem açúcar, batatas fritas light ou outros produtos com menos calorias, ficam com o organismo treinado para comer mais do que o necessário de modo a obter a mesma carga calórica, o que provoca o aumento de peso.

Um dos autores do estudo, explicou ao Jornal Toronto, cita o Público, que «os dados mostram que ao confundir «a relação entre «sabor e conteúdo calórico em animais jovens perturba-se o equilíbrio fisiológico de consumo de energia».

Segundo o mesmo, são necessários mais estudos mas estes factos devem ser transponíveis para crianças, ou seja, «o uso de alimentos light desde uma idade precoce pode levar a comer em demasia através deste condicionamento do gosto».

A ideia pode explicar, diz o investigador, os resultados em que se verificava uma ligação entre o consumo de bebidas light por crianças e o aumento do risco de sofrerem de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Fonte: Público e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …