Açores: 12% dos consumidores de álcool começou antes dos 15 anos

Cerca de 12% dos açorianos que consomem regularmente bebidas alcoólicas começou a beber antes dos 15 anos, uma prática iniciada, na grande maioria dos casos, na companhia de amigos.

Os dados constam de um estudo do sociólogo Alberto Peixoto a que agência Lusa teve acesso e que refere que cerca de um terço dos açorianos (33,5%) começou entre os 15 e os 20 anos o consumo regular de bebidas alcoólicas.

O estudo de 2005 adianta que o Pico é a ilha açoriana onde se começa mais cedo a consumir álcool, sendo que 35 por cento dos consumidores regulares locais se iniciam antes dos 15 anos.

Dos 3.866 inquiridos, entre os 14 e mais de 51 anos, 46% diz que bebe para sentir prazer e 20% para se refrescar.

Perante estes números, publicados no livro «Dependências e Outras Violências», o sociólogo sugere que as «campanhas de prevenção contra o alcoolismo tenham como público-alvo jovens até aos 20 anos».

O consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens nas ilhas tem merecido a atenção de várias entidades, nomeadamente o PSD/Açores, que pretende restringir a venda a menores de 18 anos.

Para isso, a bancada social-democrata no Parlamento açoriano está a preparar projectos legislativos que passam a idade mínima para compra e consumo de álcool no arquipélago dos 16 para os 18 anos.

Se os projectos do PSD/Açores, que deverão ser debatidos em Setembro, forem aprovados, a região passará a ter um regime jurídico mais restritivo do que no resto do país, onde vigora os 16 anos como idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …