Agros assina com quatro produtores de leite biológico

A Agros, em parceria com a Cooperativa agrícola Sabodouro, assinou os primeiros quatro protocolo com produtores pecuários do concelho da região transmontana, com vista à produção de leite biológico. O novo desafio colocado pela empresa transformadora visa um futuro mais equilibrado no âmbito da produção leiteira.

“Esta produção pode ser considerada como um bom desafio, sendo já encarada como uma forma equilibrada na produção leiteira. O mercado está cada vez mais a pedir produtos biológicos de origem láctea”, explicou Rui dias, da Agros.

Após vários estudos, a região do Planalto Mirandês é considerada como excelente para a produção de leite biológico. A venda de produtos biológicos deixou de ser considerada como “um nicho de mercado”, uma vez que, só em Portugal, há cerca de 150 mil consumidores. Já alguns países, como a Dinamarca, optam por comprar produtos lácteos de origem biológica. Apesar de ser um segmento que está agora a começar, os agricultores não podem perder a embalagem de forma a tornarem-se mais competitivos.

Estes protocolos são os primeiros em Trás-os-Montes, sendo que, na região beirã, já há dois produtores biológicos. Portugal acolhe cerca de 150 mil consumidores de produtos obtidos sem químicos de síntese e a tendência é para continuar a crescer.

Na opinião de Francisco Ribeiro, um dos quatro produtores que celebrou o acordo, atendendo à crise que se faz sentir no sector leiteiro, ainda é prematuro fazer planos. No entanto, não deixa de ser uma oportunidade de futuro, a qual pode vir a reduzir alguns custos de produção.

Por seu lado, Luís Moreira, outro produtor envolvido no novo projecto, garante que o futuro da agricultura está na produção biológica, já que no modo extensivo poderá verificar-se um aumento nos lucros.

Fonte: Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …