Agricultura Biológica: Quatro mil refeições servidas 4ªf na Universidade do Minho

Quatro mil almoços biológicos vão ser servidos quarta-feira nas cantinas das faculdades e residências académicas dos pólos de Braga e Guimarães da Universidade do Minho, uma iniciativa da Semana Nacional da Agricultura Biológica, que decorre até domingo.

A ementa “bio”, a única disponível nas cantinas da universidade na quarta-feira, inclui sopa de legumes, rancho (um prato de carne, massa e legumes) e fruta da época (tangerina, maçã e banana), alimentos de produção nacional, à excepção da massa.

Nos três restaurantes situados nas faculdades, mais caros, os alunos poderão ainda provar bifanas de porco preto.

Para a refeição “bio”, os Serviços de Acção Social da universidade definiram a mesma quantia que é habitualmente atribuída às refeições das cantinas, o que implicou “um esforço dos produtores em reduzir os preços”, explicou à Lusa Ângela Pereira, gerente da empresa fornecedora dos ingredientes, a Biobrassica.

“Os produtos biológicos costumam ser um pouco mais caros do que os convencionais, mas como se trata de um projecto especial, de grandes dimensões e direccionado aos jovens, os produtores baixaram os preços”, explicou, acrescentando que o esforço poderia não ser necessário se a procura aumentasse.

Segundo Ângela Pereira, os almoços serão confeccionados pelos cozinheiros dos próprios estabelecimentos, “nos mesmo moldes de preparação das refeições convencionais”, e os alunos receberão uma ementa com o nome dos produtores de cada alimento.

Organizada pela Associação Interprofissional da Agricultura Biológica (Interbio), a “Semana Bio” decorre até domingo em todo o país para divulgar os modos de produção e comercialização deste tipo de produtos e conquistar novos consumidores.

O programa de actividades, com entrada livre, integra mais de 650 projectos de escolas, produtores, comerciantes e associações com actividade na área.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …