Abacate tem mais potássio do que a banana

Alguns consomem com açúcar, outros com sal, mas o facto é que o abacate agrada o paladar de muitas pessoas. Agora, investigadores norte-americanos dão novos motivos para o consumo da fruta: esta é rica em potássio.

Importante para saúde, o potássio constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo. Está envolvido, também, no balanço e distribuição de água, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da actividade neuromuscular, além de promover o crescimento celular.

Phil Lempert, analista do sector de alimentos, diz que um abacate tem três vezes mais potássio que a mesma quantidade de banana. «Um abacate maduro é uma fonte rica de vitaminas, minerais, fitoquímicos e gorduras saudáveis para o coração, é rico em gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a reduzir o mau colesterol no sangue e elevar o nível do bom colesterol», diz Lempert.

A fruta é rica em luteína, um carotenóide que combate o cancro, em maior quantidade do que qualquer outra fruta. O consumo de alimentos ricos em luteína está ligada às baixas taxas de cancro dea próstata, além de que a substância protege contra doenças oculares, como a degeneração macular e catarata.

Outro componente anti-cancerígeno presente no abacate é a glutationa, um tripeptídeo composto de aminoácidos que agem como antioxidante, e aqueles que comem alimentos ricos em glutationa têm significativamente menores taxas de cancro da boca e faringe.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …