Alimentação

Alimentação

Como comprar Legumes e Verduras?

legumes

Ao escolhermos e comprarmos os alimentos que irão fazer parte da nossa alimentação há que ter em atenção alguns aspectos de modo a garantir uma boa qualidade nutricional e higio-sanitária. Legumes e verduras Uma vez que muitos destes alimentos são facilmente deterioráveis é necessário ser-se criterioso na sua escolha de …

Ler Mais »

Como comprar Fruta Fresca?

fruta

Ao escolhermos e comprarmos os alimentos que irão fazer parte da nossa alimentação há que ter em atenção alguns aspectos de modo a garantir uma boa qualidade nutricional e higio-sanitária. Qual a fruta (não) proibida? Fruta Fresca Frescura e durabilidade são as palavras-chave para uma boa compra • Ao escolher …

Ler Mais »

Como comprar peixe?

peixe

O peixe é um alimento que se degrada facilmente pelo que saber comprá-lo é fundamental. Aqui ficam alguns conselhos práticos. Peixe fresco • Os olhos devem estar brilhantes e de aspecto vivo; • As guelras devem estar bem vermelhas; • A carne deve estar dura; • Não comprar se o …

Ler Mais »

Como comprar carne?

carne

Ao escolhermos e comprarmos os alimentos que irão fazer parte da nossa alimentação há que ter em atenção alguns aspectos de modo a garantir uma boa qualidade nutricional e higio-sanitária. Conselhos gerais • Deve sempre observar os dois lados da peça de carne que está a comprar, pois o lado …

Ler Mais »

Como comprar e manusear congelados?

Na compra e manuseamento de alimentos congelados é necessário ter alguns cuidados para nos assegurarmos de que o alimento está em boas condições higio-sanitárias.Nas compras • Verifique sempre a data de fabrico e o prazo de validade; • No interior dos balcões frigoríficos existe uma linha vermelha. Os produtos dentro …

Ler Mais »

Como comprar alimentos embalados?

Ao comprar alimentos embalados é fundamental ler os rótulos, porque só assim pode fazer uma escolha bem informada dos alimentos que compra.Caso o seu objectivo seja diminuir o peso, leia com atenção os rótulos e compare a quantidade de calorias dos produtos (não confie apenas na denominação diet ou light …

Ler Mais »

Alimentação saudável para quê?

Uma alimentação equilibrada é um dos princípios básicos para uma vida saudável. Comer saudavelmente contribui para o bem-estar e ajuda a prevenir doenças crónico-degenerativas. O tabagismo, o stress, o sedentarismo, a ingestão excessiva de álcool e uma alimentação errada com grande quantidade de gordura, açúcar e pobre em fibras, são …

Ler Mais »

Cinco Principios para a Segurança dos Alimentos

Mantenha a Limpeza Lave as mãos regularmente quando estiver a preparar os alimentos, principalmente depois de ir à casa de banho, de manipular alimentos crus ou materiais sujos, depois de tossir, espirrar, assoar o nariz, após início ou interrupção do serviço. Lave e desinfecte todas as superfícies e equipamentos usados …

Ler Mais »

Nutrientes

Um nutriente é um constituinte alimentar utilizado pelo organismo capaz de fornecer a energia e ou os materiais necessários à manutenção da vida. Estes nutrientes inserem-se em dois grupos principais: Nutrientes energéticos: proteínas ou prótidos, gorduras ou lípidos e glúcidos ou hidratos de carbono; Nutrientes não energéticos: minerais e vitaminas . Os nutrientes do primeiro grupo têm como característica comum …

Ler Mais »

Alimentação saudavel na infância

O papel dos jardins-de-infância nos hábitos alimentares das crianças e a prevenção através da alimentação. A Direcção-Geral da Saúde disponibiliza o “Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância“. Destina-se aos educadores de infância e ao pessoal directamente envolvido na preparação e fornecimento de alimentação às crianças. Este manual contém informação básica …

Ler Mais »