Vinho: Produção no Dão Deverá Chegar aos 40 Milhões de Litros

A produção de 2005 de vinho do Dão deverá atingir os 40 milhões de litros, estima a Comissão Vitivinícola Regional de Viseu (CVRD).

Quanto às vindimas, propriamente ditas, Calisto Mouta sublinhou, ao Diário Regional de Viseu, que as castas Jaen Alfrocheiro estão praticamente feitas, seguindo esta semana as de Aragonez (Tinta Roriz), ficando para último lugar a Touriga Nacional, pelo simples facto de ser «uma casta com uma película mais resistente do que as outras», por isso menos sujeita a problemas provocados por alterações climatéricas.

Segundo o dirigente, «este será um ano muito bom para o vinho do Dão. Não é excelente, mas a qualidade não deixará de ser superior à do ano passado». Esta situação é possível, acrescentou, «porque foram realizadas mondas, reduzindo-se através delas o tamanho dos cachos e com isso foi possível preservar a planta e as uvas, da seca que atingiu nosso país».

Face a esta situação, Calisto Mouta diz que o próximo passo será apostar na publicidade e no marketing, por forma a penetrar com mais eficácia no mercado nacional e internacional. É que os «stocks dão para um ano a dois anos».

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …