União Europeia e Japão Reagem a Arroz Transgénico dos EUA

A Comissão Europeia (CE) solicitou aos Estados Unidos mais informações sobre o surgimento de uma variedade de arroz geneticamente modificado não autorizado para o consumo humano, numa carga de arroz de grão longo destinado à comercialização. A descoberta foi comunicada na passada sexta-feira à CE pelo secretário do Departamento de Agricultura dos EUA, Mike Johanns.

A variedade não autorizada é fabricada pela empresa alemã Bayer CropScience e, segundo o Governo dos EUA, não representa nenhum perigo para a saúde humana, nem para o ambiente. No entanto, o Japão suspendeu por cautela a importação de arroz procedente dos EUA, e a organização ecológica Greenpeace defendeu um «embargo global» contra o produto, pois esse arroz avança não tem autorização «para consumo, nem para cultivo em nenhum lugar do mundo».

«Este último escândalo de contaminação mostra mais uma vez que a indústria dos produtos geneticamente modificados é incapaz de controlá-los», afirmou o responsável da campanha do Greenpeace sobre os transgénicos, Jeremy Tager.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …