UE Quer Equilíbrio para o Novo Regime de Importação da Banana

A comissária europeia da Agricultura, Mariann Fischer Boel, declarou, ontem, que a União Europeia está a trabalhar no sentido de conseguir um regime para a importação de banana equilibrado, que seja justo para os países em desenvolvimento.

«A UE dedicou tempo considerável, este ano, a conseguir isto correctamente. Estamos determinados a respeitar os nossos compromissos com todos os países em desenvolvimento. O nosso objectivo é manter totalmente as oportunidades de acesso ao mercado, tanto para fornecedores sul-americanos como do ACP [África, Caraíbas e Pacífico]».

A comissária sublinhou a necessidade da União Europeia conseguir um regime de tarifa única para a importação de banana antes de 1 de Janeiro de 2006, tal como definido num compromisso internacional. «Acreditamos que a tarifa de €/176/toneladas mais do que manterá o acesso ao mercado dos fornecedores sul-americanos».

Fischer Boel esclareceu, em comunicado, que a União Europeia concordou com o estabelecimento de um sistema de monitorização que permitirá a introdução de mudanças no regime. Enquanto o regime de importação da banana não estiver concretizado, a comissária garantiu que continuam abertas as negociações.

«Preferimos sempre uma solução negociada a um acordo de disputa».

Fonte: CE e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …