UE financia segurança alimentar em Moçambique com 8,5 milhões de euros

A União Europeia vai financiar a área de segurança alimentar em Moçambique com 8,5 milhões de euros, num protocolo que será assinado no domingo em Maputo pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

O ex-primeiro-ministro português chega ao fim do dia de hoje a Maputo para uma visita oficial, que se prolonga até segunda-feira, na qual visitará projectos financiados pela UE na Zambézia, centro de Moçambique, e manterá contactos com o presidente Armando Guebuza e membros do seu governo.

Um comunicado divulgado hoje pela delegação de Maputo da UE revela que, no domingo, Durão Barroso procede à assinatura do protocolo de acordo relativo à componente de facilidade de divisas do novo programa de segurança alimentar.

Este financiamento “visa apoiar a balança de pagamentos, disponibilizando moeda externa para financiar a importação de bens alimentares essenciais”, assinala o comunicado, acrescentando que a facilidade de divisas “é um dos principais instrumentos da intervenção da Comissão Europeia na área da segurança alimentar em Moçambique”.

O apoio europeu através deste instrumento iniciou-se em 1996, “tendo até à data sido disponibilizado um total de 60 milhões de euros, dos quais 40,2 milhões nos últimos cinco anos”, acrescenta a nota.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …