UE / Agricultura: Embalagens de leite poderão passar a indicar origem do produto

As embalagens de leite poderão vir a ter indicação do país de origem do produto, a exemplo do que acontece com o azeite, disse hoje, em Bruxelas, o ministro da Agricultura, Jaime Silva.

Esta é uma das “medidas de mercado” que o ministro quer ver aceites pela Comissão Europeia no próximo conselho de Agricultura, marcado para dia 28 e sobre as quais, afirmou, há “algum consenso” entre os 27.

O ministro falava no final de uma reunião com os seus pares da União Europeia, num conselho extraordinário para debater com a comissária europeia para a Agricultura a crise no sector.

“O leite hoje não tem rotulagem obrigatória”, disse Jaime Silva, acrescentando que “a Comissão aceita a possibilidade de termos uma outra rotulagem para que o consumidor saiba se está a consumir leite português ou de outras proveniências.”

A identificação da origem tem uma vantagem: “a rastreabilidade” que permite ao consumidor saber “quem produziu, quem transformou, quem embalou e como chegou à prateleira do supermercado”.

Na próxima semana, os ministros da Agricultura dos 27 voltam a reunir-se num conselho informal de troca de impressões em Vaxjo, na Suécia.

No dia 28, em Bruxelas, deverá haver já uma tomada de decisões.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …