Trás-os-Montes e Alto Douro Cria “Carta do Azeite” para Promover Consumo

Com o objectivo de promover o consumo do azeite, até ao final do ano, entrará em vigor, em 15 concelhos de Trás-os-Montes e Alto Douro, a designada “Carta do Azeite” com Denominação de Origem Protegida (DOP).

Segundo explicou ao Jornal de Notícias Jorge Morais, o presidente da Rota do Azeite, a referida carta destina-se aos restaurantes que queiram aderir, com a condição de «só servirem azeite com DOP de Trás-os-Montes, caso contrário, serão desclassificados». Trata-se de uma tentativa para aumentar o consumo do azeite que se produz na região e, por sua vez, promover o seu escoamento no próprio território.

De acordo com o responsável, os estabelecimentos que vierem a fazer parte da “Carta do Azeite” «vão ter maior valor acrescentado na sua economia». Em troca do consumo exclusivo de azeite da região, explicou, os restaurantes ficam com a garantia de terem algumas vantagens na promoção em feiras de actividades económicas e turísticas e a integração de pacotes turísticos protocolados com agências nacionais e internacionais, em que os restaurantes aderentes surgem como as melhores alternativas para tomar as refeições.

Para evitar transgressões, uma equipa fiscalizadora vai efectuar «visitas surpresa» aos restaurantes aderentes para testarem o cumprimento das normas. Jorge Morais frisa que «nesses estabelecimentos, não pode entrar azeite que não possua DOP de Trás-os-Montes», caso contrário «é imediatamente desclassificado».

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …