TCE alerta para riscos de liberalização do sector do leite

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) alertou hoje para os perigos de uma excessiva liberalização do sector do leite, que pode levar à sobreprodução e ao abandono da actividade em regiões mais desfavorecidas, como as montanhosas. O relatório sobre o mercado do leite e lacticínios, que levou dois anos a elaborar, identifica vários riscos da liberalização do sector, marcada para 2015, com o fim das quotas de produção.

Assim, a instabilidade dos mercados e a volatilidade dos preços podem reconduzir, segundo o TCE, à produção de excedentes, sendo que a Comissão Europeia terá que “supervisionar a evolução do mercado”. Por outro lado, a liberalização pode significar o fim dos pequenos produtores, nomeadamente em zonas desfavorecidas, e uma grande concentração geográfica.

Perigos para a competitividade europeia
O tribunal considera ainda que pode haver riscos para a competitividade, dado que numa conjuntura de preços baixos, os produtores europeus não são competitivos no mercado internacional.

O relatório recomenda ainda que Bruxelas acompanhe “o processo de formação dos preços à produção e ao consumo, tendo em conta o peso das empresas de transformação e de distribuição”. A Comissão Europeia, recomendam os auditores, deverá ainda atender ao risco de desaparecimento de produtores em zonas desfavorecidas, nomeadamente montanhosas.

“As pequenas unidades deixam de ser competitivas”, disse um director do TCE Edward Fennessy, na apresentação do relatório. A orientação para o mercado internacional deve ser feita com produtos “de grande valor acrescentado”, como o queijo, enquanto a de leite deve ser mais dirigido para o mercado interno.

“Os europeus só são competitivos quando os preços são altos, devido aos custos de produção”, salientou Fennessy. O mesmo responsável alertou ainda para os problemas ambientais que podem ser causados pela concentração de grandes produtores nalgumas zonas.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …