Tangerina Diminui Risco de Doenças Cardíacas, Diabetes e de Cancro do Fígado

Dois estudos realizados por cientistas japoneses descobriram que a tangerina pode reduzir, significativamente, o risco de cancro do fígado, doenças cardíacas e diabetes. Os benefícios da fruta estão associados aos componentes da vitamina A, os carotenóides, responsáveis pela cor laranja da tangerina.

A equipa do Instituto Nacional de Estudos das Árvores Frutíferas acompanhou 1 073 habitantes da cidade japonesa de Mikkabi, em Shizuoka, que ingeriam grandes quantidades de tangerinas. De acordo com a BBC, os investigadores descobriram indicadores químicos nas amostras sanguíneas das pessoas analisadas que estão relacionados com um menor risco de contrair uma série de problemas de saúde, como doenças cardíacas e a resistência à insulina.

A segunda pesquisa, desenvolvida pela Universidade Provincial de Medicina de Kyoto, descobriu que a tangerina pode evitar que pessoas com hepatite viral desenvolvam cancro do fígado. Após um ano de acompanhamento, nenhum dos 30 pacientes que consumiam diariamente uma bebida contendo carotenóides e sumo de tangerina desenvolveu essa doença crónica. Num grupo de 45 pacientes com a mesma condição, mas que não beberam o sumo, 8,9% desenvolveram cancro.

Os pesquisadores admitem, no entanto, que têm que ser realizados mais estudos para que se alcancem resultados conclusivos e pretendem continuar o trabalho pelos próximos cinco anos.

Fonte: BBC e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …