Supermercados Spar apostam em Portugal

Os turistas vão esfregar as mãos de contentes e o Pingo Doce que se prepare. Os supermercados Spar de origem holandesa e mais conhecidos pelos estrangeiros vão passar das actuais 30 lojas para 200 lojas em Portugal nos próximos cinco anos, vão concorrer com o Pingo Doce e apostar nos frescos e marcas próprias.

Um plano de expansão feito por Luís da Bernarda director geral da Spar Portugal mas que dependente das candidaturas e da vontade de investir dos pequenos empresários pois os supermercados de origem holandesa funcionam num regime semelhante ao franchinsing em que cada investidor é dono da sua loja, tem acesso a uma central de compras comum e às marcas próprias Spar produzidas na Holanda mediante o pagamento de um ‘fee’ mensal à Spar Portugal.

O investimento para cumprir este plano vai depender do tipo de projectos que apareçam ou seja podem aparecer mais oportunidades de transformações de supermercados independentes sempre com uma área entre os 200 e os 700 metros quadrados ou se surgirão novos empresários interessados em criar um Spar de raiz. “Até agora têm surgido o mesmo número de oportunidades de transformação de retalho independente e de novos locais”, explicou Luís da Bernarda

Os investimentos variam assim entre os 30 mil euros na remodelação de um antigo mini-mercado independente para um Spar e os 200 mil euros para a construção de um novo Spar sempre com o cuidado de não autorizar a abertura de lojas que estejam na mesma área de influência, garantiu Luís da Bernarda em entrevista. O objectivo é fazer renascer o comércio de proximidade avançou o responsável.

A aposta nos frescos e na marca própria
Para este ano o objectivo é abrir 40 novas lojas e terminar 2010 com um total de 55 milhões de euros de facturação em 70 supermercados Spar sendo que mais de metade do volume de negócios vem dos produtos frescos e perecíveis. Além disso a marca própria Spar já representa mais de 20 da facturação total.

“Temos uma marca própria forte, temos 2 100 referências produzidas a nível europeu que podemos disponibilizar aos retalhistas que compram normalmente 80 referências da gama de produtos Spar”, explicou Luís da Bernarda Uma aposta semelhante à do Pingo Doce da Jerónimo Martins, em que a marca própria já representa mais de 40 por cento das vendas totais da cadeia de proximidade.

A holandesa Spar foi fundada em 1932 e é a cadeia de retalho com mais lojas a nível mundial com 12 mil supermercados em 34 países e quatro continentes o que dá emprego a mais de 250 mil pessoas.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …