Suínos: EUA Diz que Regionalização da UE pela PPP Não Tem Grande Impacto nas Exportações

A União Europeia solicitou, de forma reiterada, aos Estados Unidos que agilizem o seu processo de regionalização da Peste Porcina Clássica (PPC), pelo efeito negativo que o atraso está a ocasionar nas suas exportações. No entanto, as autoridades norte-americanas, de acordo com um relatório realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), consideram que as exportações comunitárias de porcino não têm sofrido diminuições significativas pela PPC.

O relatório realça, segundo informa o Agrodigital, que a maior redução das exportações produziu-se em 2001, em consequência de um foco de febre aftosa. Além disso, o documento precisa que, enquanto as exportações da União Europeia estão a aumentar continuamente, as dos Estados Unidos estão em declínio desde a adesão da Polónia ao espaço comunitário.

Actualmente, diz o mesmo site informativo, os Estados Unidos já terminaram a regionalização da UE-15, segundo a qual estão livres de PPC, excepto o Luxemburgo e certas localidades italianas e alemãs. Em processo, está a regionalização dos novos estados-membros.

Os Estados Unidos são o segundo destino mais importante das exportações de suínos da União Europeia, absorvendo 12% do total, atrás do Japão que chega aos 41%.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …