Sonae abre mais um Continente

A Sonae vai abrir até final do ano mais um hipermercado Continente e seis supermercados Modelo, em Portugal, para além de duas dezenas de lojas na área do retalho especializado, anunciou o administrador Luís Reis.

Segundo o responsável, que falava durante uma «conference call» com analistas para divulgar os resultados do segundo trimestre da Sonae SGPS, em Espanha, a Sonae SR (Retalho Especializado) espera juntar no segundo semestre 24 novas lojas às 18 já inauguradas este ano. «Esperamos continuar a manter a tendência de crescimento e a ganhar quota de mercado em todos os nossos formato chave no retalho», afirmou Luís Reis.

Sonae confiante apesar de austeridade
Embora admitindo «olhar o futuro com prudência devido ao actual contexto macroeconómico», que já se traduziu em «alguma desaceleração no consumo privado», a Sonae acredita que com a sua estratégia irá, «de alguma forma, diminuir o impacto das medidas de austeridade».

«Os pacotes de austeridade quer em Portugal, quer em Espanha, exigem prudência. O pagamento das SCUTS, a redução de alguns salários e o aumento de impostos vai diminuir o rendimento disponível das famílias nos dois países e seria imprudente da nossa parte não esperar algum impacto disso no consumo, desde logo na área não alimentar. Estamos a contar com isso, mas mantemo-nos confiantes de que vamos continuar a ganhar quota de mercado e a aumentar os lucros», sustentou Luís Reis.

Segundo referiu, durante o primeiro semestre deste ano a Sonae MC (Modelo Continente) «continuou a aumentar a quota de mercado em Portugal, em 1,5 pontos percentuais», pelo que continua «a liderar o mercado de longe, com 35 por cento do mercado de retalho moderno» no país.

«O resultado mais significativo é o aumento do EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) em 14 por cento, devido não apenas a ganhos de quota mercado, mas sobretudo a melhorias internas da eficiência operacional, com uma forte contribuição da maior eficiência da logística e de um grande aumento das vendas de marca própria, que têm maiores margens», disse. Já na Sonae SR, o número dois do grupo Sonae destacou o «muito alto crescimento» registado, «superior a 30 por cento».

Expansão forte em Espanha
«Em Portugal assistimos a uma combinação de um crescimento moderado das vendas (3 por cento numa base comparável e 10 por cento no total), mas ganhámos quota de mercado em todos os formatos. Na área da electrónica esta é já de 28 por cento pelo que somos, de longe, líderes e continuamos a reforçar essa liderança. No desporto e moda lançámos cartão de fidelidade na Sportzone que já está a ter um impacto positivo nos nossos números», afirmou.

Já em Espanha a Sonae SR está também a «aumentar a quota de mercado de forma significativa devido à boa performance da Worten, Zippy e, em certa medida, da Sport Zone». Algo que, frisou, levou a empresa a «decidir antecipar o plano inicial de expansão em Espanha», onde se está «a expandir mais depressa e mais do que o previsto», mantendo ainda assim o objectivo de «atingir o break even do EBITDA na operação espanhola em 2012».

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …