Sistema remunerado de redução da produção leiteira

A Comissão Europeia pode colocar a hipótese de propor um novo sistema de controlo da produção de leite, aplicado apenas em alturas de elevada oferta, situação que poderia desencadear uma crise de preços.

A Comissão tem em preparação uma informação sobre o sistema de quotas leiteiras que o comissário da Agricultura, Dacian Ciolos, prevê apresentar no próximo mês de Dezembro, sendo que um primeiro draft desse relatório está já em circulação em Bruxelas.

O sistema seria de carácter voluntário e os produtores não teriam que abandonar totalmente a produção, como aconteceu nos planos de abandono aplicados durante os anos anteriores, reduzindo apenas as entregas numa determinada percentagem e de forma temporária, redução pela qual o produtor recebia uma compensação.

A ideia seria passar a contar com uma ferramenta que numa altura de excesso de produção de leite e de risco de queda de preços pudesse ajudar a controlar a oferta.

O documento assinala ainda que as medidas aplicadas para implementar a decisão de desmantelamento das quotas lácteas em 2015, mediante progressivos aumentos das quantidades de referência dos diversos estados-membro, estariam a dar resultados e que a chamada ‘aterragem suave’ estaria no bom caminho.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …