Rússia Alerta União Europeia para Propagação da Gripe das Aves

O Serviço de Inspecção Veterinário e Fitossanitário da Rússia alertou a União Europeia para a possibilidade da gripe das aves, que actualmente afecta a região siberiana de Novosibirsk, vir a espalhar-se para os estados-membros.

É que é muito provável que a estirpe do vírus detectada em Novosibirsk tenha chegado à Rússia por via de aves migratórias provenientes da China. Essas espécies podem ter entrado em contacto com aves que voam da Rússia para a Holanda, para a França ou outros países. A América do Norte também não se encontra a salvo, já que existem aves que voam da Rússia para lá.

A presença da estirpe mortal para humanos da gripe das aves H5N1 na Rússia foi confirmada na sexta-feira. Ainda não existem casos oficiais da contaminação de humanos, mas oficiosamente já se fala nessas situações. Na Ásia, o vírus já matou mais de 50 pessoas desde 2003.

O ministro da Agricultura da Rússia afirmou que a gripe das aves foi também, entretanto, detectada numa exploração da região de Altai, próxima de Novosibirsk e que faz fronteira com o Kazaquistão. Este último país também já suspeita da presença da doença numa região do norte.

De acordo com a “Reuters”, as autoridades russas impuseram quarentena regiões afectadas e tomaram as medidas necessárias ao isolamento das bolsas da infecção. Mais de duas mil aves morreram já do vírus em 18 localidades da região de Novosibirsk.

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …