Relatório da AEA sobre o impacto ambiental da produção de bioenergia na UE

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) acaba de publicar um relatório no qual assinala que o uso da bioenergia oferece oportunidades significativas para que a UE possa reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa, embora reconheça que o aumento do uso da biomassa agrícola e florestal pode exercer uma importante pressão sobre o meio ambiente, a biodiversidade e os recursos naturais.

Para a Agência, o fomento dos biocombustíveis deve ser compensado com políticas de conservação, como as dirigidas a conservar a biodiversidade e a qualidade das águas e do solo.

O documento da AEA « Quanta bioenergia pode produzir a Europa sem prejudicar o Meio Ambiente? (How much bioenergy can Europe produce without harming the environment?) assume diferentes cenários e modelos para estimar a possível evolução no conjunto da UE, indicando que seria necessária uma análise complementar a uma escala mais regional e local.

O estudo refere-se à produção de biomassa para biocarburantes dentro da UE, sem considerar a importação de países terceiros.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …