Reino Unido: Gordon Brown convocou célula de crise sobre febre aftosa

O primeiro-ministro Gordon Brown convocou ontem de manhã o Comité Cobra, a célula de crise do governo britânico, para uma reunião sobre a febre aftosa após a confirmação na véspera de que uma exploração pecuária foi atingida pela epizootia.

Trata-se “de fazer o ponto sobre os desenvolvimentos recentes destes últimos dias”, indicou um porta-voz do governo.

Um sexto caso de febre aftosa desde o reaparecimento da epizootia em Agosto foi confirmado sexta-feira numa criação situada no Surrey (sudeste da Inglaterra) pelo ministério do Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais britânico.

Os testes realizados ao gado nesta exploração, situada na zona de protecção em vigor no Surrey, revelaram-se positivos e 40 bovinos, que apresentavam sintomas da doença, já foram abatidos por medida de precaução.

Um primeiro caso de febre aftosa foi detectado em 03 de Agosto perto da aldeia de Normandy, no Surrey, e um outro caso confirmado alguns dias depois nas suas proximidade, perto de Pirbright, onde dois laboratórios manipulam o vírus para fins de investigação.

Apesar das autoridades britânicas terem pensado que tinham resolvido este problema em Setembro, tendo levantado a maior parte das restrições aos movimentos de gado no país, três novos casos foram assinalados nestas duas últimas semanas em criações do Surrey.

Um relatório do ministério do Ambiente sobre os casos ocorridos em Setembro, cuja publicação era esperada para hoje, deve ser tornado público apenas no início da próxima semana, indicou um porta-voz do ministério.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …