Projecto de Educação Alimentar arranca nas escolas portuguesas

O Projecto Bom Dia arrancou na semana passada nas escolas de Coimbra e vai estender-se a Lisboa, Porto, Castelo Branco e Évora. Esta iniciativa visa promover hábitos alimentares saudáveis, que incluem as várias refeições do dia, incentivando as crianças a adoptá-los como forma de melhorar o seu rendimento escolar.

Trata-se de uma iniciativa de Educação Alimentar promovida pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz que consiste em promover acções de formação nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico, junto dos professores, dos pais e encarregados de educação.

Este ano, e na sua segunda edição, espera-se que o projecto chegue a mais de 210 mil alunos de 3.500 escolas, que irão receber documentação, cartazes, brochuras e material didáctico sobre esta temática.

Além dos jogos – como palavras cruzadas – que são feitos com as crianças para alertar para o papel de determinados alimentos, do programa também fazem parte um conjunto de palestras para os professores conduzidas pela coordenadora do projecto, a médica Endocrinologista e professora catedrática do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Fernanda de Mesquita, e por Helena Cid.

Lançado em 2006, este projecto chegou a mais de 61 mil alunos. Os resultados do programa do ano passado serão conhecidos no dia 29 deste mês, quando estiver concluída a verificação total dos inquéritos feitos aos alunos.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …