Produção de Milho Cai para Metade no Alentejo devido à Seca e à PAC

A produção de milho no Alentejo caiu para metade na última campanha agrícola, devido à seca e às alterações na Política Agrícola Comum (PAC), disse hoje o presidente da Associação de Agricultores do distrito de Portalegre.

José Fragoso de Almeida falava à agência Lusa à margem do quarto Congresso Nacional do Milho, que hoje termina em Elvas (Portalegre) com a presença de cerca de 300 produtores de milho de todo o país.

“A seca foi o maior problema com que os produtores se debateram durante a última campanha, mas também as alterações na PAC, em 2005, contribuíram para uma quebra na produção de milho na ordem dos 50 por cento”, disse.

Segundo o dirigente associativo, “as alterações na PAC levaram a que certas práticas agrícolas fossem determinadas em função da protecção das águas e não da produtividade, o que provocou uma quebra na produção”.

O Congresso Nacional do Milho, iniciado quinta-feira, é encerrado ao final da tarde de hoje, no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva.

Destinado a analisar as oportunidades resultantes das alterações na política agrícola, o congresso discutiu ainda as implicações da Lei da Água no sector agrícola, o desafio dos biocombustíveis e o futuro da agricultura nacional.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …