Preços mundiais dos lacticínios continuam a subir

Depois de uma descida dos preços dos produtos lácteos, registada em Fevereiro, no mercado internacional, em especial da manteiga e do leite em pó, estes começam a aumentar.

Os motivos fundamentais para esta subida são a procura e a eliminação do stock de leite desnatado em pó e do soro em pó, verificadas nos Estados Unidos da América (EUA).

A oferta de leite da Nova Zelândia foi menor do que previsto, devido à última época de seca que se fez sentir, o que levou a produção de leite a atingir os níveis mais baixos do ano, ao contrário dos dois ou três por cento acima, como se calculava.

Os EUA produziram pouco leite inteiro em pó e os países da Oceania, os maiores fabricantes deste produto, também têm problemas de produção, o que gera uma diferença significativa entre o preço do leite inteiro e do leite desnatado em pó, contrastando com os dados registados entre 2006 e 2007, quando esta desigualdade era mínima.

No Verão de 2007, os Estados Unidos registaram um super armazenamento de leite desnatado em pó, como consequência de acréscimo da sua produção de leite, de três a quatro por cento, como resposta à subida de preços e a uma diminuição da utilização de leite desnatado em pó na alimentação animal, no entanto, o aumento das exportações, que alcançaram o seu recorde em Março, eliminou os stocks.

A manteiga dos EUA cresceu em competitividade no mercado internacional, desde o Outono passado, exportando actualmente volumes expressivos, para além da procura interna ser também elevada, o que levou a um acréscimo dos preços.

No primeiro semestre de 2007 verificou-se uma subida nas exportações de manteiga da União Europeia (UE), no entanto, dado que em Junho as restituição baixaram a zero, as exportações ressentiram o facto do preço comunitário ser superior ao mundial, uma diferença que tende a desaparecer.

Quanto às cotações dos queijos, que alcançaram o seu máximo em Dezembro, estão estabilizadas.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …