Preços internacionais estáveis no fecho de Junho

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os preços lácteos de exportação de lácteos entre 14 e 24 de junho, apresentaram-se praticamente estáveis para a maioria dos produtos na Oceânia e no União Europeia face à quinzena anterior.

Na média para o mês de Junho das duas publicações quinzenais, porém, os preços apresentaram reajustamentos negativos para a totalidade dos produtos face à média do mês de Maio.

Na União Europeia, o preço médio do leite em pó inteiro (3.575 dólares por tonelada) apresentou uma leve subida de 2,1 por cento em relação à quinzena anterior, com valores entre 3.450 e 3.700 dólares por tonelada. O valor médio do soro em pó foi de 862,5 dólares por tonelada, mais 8,5 por cento do que na quinzena anterior, sendo cotado entre 775 e 950 dólares por tonelada – sendo a maior variação entre os produtos exportados na União Europeia. O preço médio do leite em pó desnatado foi de 2.862,5 dólares por tonelada, com preços a variarem entre 2.725 e 3.000 dólares por tonelada.

Na Oceânia, o preço médio do leite em pó inteiro ficou estável, frente à quinzena anterior, em 3.850 dólares por tonelada, com valores entre 3.700 e 4.000 dólares por tonelada. O valor médio do leite em pó desnatado teve uma subida de 1,6 por cento, cotando a 3.250 dólares por tonelada, com preços a variarem entre 3.000 e 3.500 dólares por tonelada, sendo o único produto da Oceânia que apresentou variação positiva frente à quinzena anterior. O preço médio do queijo cheddar, como na quinzena anterior, fechou a 3.950 dólares por tonelada, com valores entre 3.800 e 4.100 dólares por tonelada.

O preço médio de exportação da manteiga na União Europeia foi de 4.487,5 dólares por tonelada, apresentando uma leve subida de 1,7 por cento face à quinzena anterior. Na Oceânia, o preço de exportação da manteiga ficou estável em 4.050 dólares por tonelada frente à quinzena anterior. Nas duas regiões, porém, houve um reajustamento negativo na média dos preços de exportação de Junho frente à média de Maio. Na Oceânia essa variação foi de menos 0,6 por cento e na União Europeia de menos 3,8 por cento.

Comparação de médias mensais: Maio vs Junho
Na média de Junho das duas publicações quinzenais, os preços apresentaram reajustamentos negativos para a totalidade dos produtos frente à média do mês de Maio. Na União Europeia, na média de Junho frente a Maio, o preço do soro em pó foi o que apresentou maior reajustamento negativo (menos 15,5 por cento), seguido pelo leite em pó desnatado (menos 8 por cento) e o leite em pó inteiro (menos 4,4 por cento). Na Oceânia, o leite em pó desnatado apresentou a maior variação negativa, de 7,9 por cento, o leite em pó inteiro teve uma quebra de 2,8 por cento e o queijo cheddar apresentou uma leve variação negativa de 1,9 por cento.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …