Preço do leite deverá manter-se em 2009

O preço do leite deverá manter-se em 2009 porque apesar de existir mais oferta há uma retracção do consumo, disse ontem à agência Lusa o secretário-geral da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (Fenalac).

“Ao nível do produtor, houve uma queda bastante acentuada do preço do leite e ao nível do consumidor prevemos alguma estabilidade para o próximo ano porque o preço está a baixar no produtor”, disse Fernando Cardoso, salientando que “há muita oferta de leite porque o mercado retomou os níveis normais” mas, ao mesmo tempo, a actual crise económica está a provocar “uma retracção no consumo”.

“Prevemos estabilidade [de preços] para o próximo ano, mas tudo depende da distribuição”, afirmou o secretário-geral da Fenalac, salientando que o preço final depende sempre a distribuição.

“Quem determina o preço final é a distribuição e não a indústria”, afirmou, referindo que “muitas vezes a indústria baixa o preço à distribuição, mas a distribuição não baixa o preço para o consumidor”.

Actualmente, os produtores recebem entre 32 e 33 cêntimos por cada litro de leite, enquanto os consumidores finais pagam entre 59 e 67 cêntimos por cada litro, segundo números da Fenalac.

Fernando Cardoso salientou que “na altura da alta dos preços do leite, os aumentos não foram totalmente repercutidos no consumidor”, motivo pelo qual os preços não estão a baixar mais.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …