Povoenses já podem comprar legumes biológicos

Já foram colhidos os primeiros produtos cultivados nas hortas biológicas do Centro de Interpretação da Bioeconomia em Calvos.

O cultivo destes legumes obedeceu às regras da agricultura biológica sendo agora altura de colher os produtos e promover o seu escoamento. Foi isso que foi feito pela equipa de trabalho do Projecto Biológic@ do Centro Ambiental de Calvos que colocou numa das lojas de frutas e legumes da vila os legumes para venda tomate, feijão verde e courgettes.

O sucesso foi garantido – os produtos foram colocados, devidamente identificados e com o local de origem, em caixas individualizadas na banca da loja, ao lado dos outros produtos e foram rapidamente vendidos.

Segundo o testemunho da dona da loja “as pessoas vêm cá e quando vêm os produtos biológicos compram porque sabem o que são e por serem biológicos”, o que demonstra que estão informadas relativamente às mais valias da agricultura biológica.

Há ainda pouca produção pois este projecto está ainda no seu começo sendo ainda escassos os produtos colocados à venda, mas para primeira experiência o resultado é muito encorajador, pois os consumidores responderam positivamente.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é assim o primeiro “produtor” biológico do projecto, sendo já produtor certificado em agricultura biológica desde Fevereiro de 2006.

A autarquia aposta, assim, na sensibilização dos consumidores para o valor dos produtos biológicos, para o modo simples e económico da sua produção e para as ambientais que os mesmos proporcionam.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …