Portugueses gastam até cem euros para analisar vegetais

Alguns consumidores estão a gastar cerca de cem euros para analisar os vegetais para detectar a bactéria E.coli. As análises estão a ser realizadas no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mas até agora, as “largas dezenas de análises” deram negativo, como refere o instituto.

“Desde que começou o surto temos estado a receber pedidos de análises de produtores, distribuidores e consumidores”, afirma o departamento de comunicação do instituto.

Segundo avança o Diário de Notícias, os resultados demoram dez dias úteis e por ainda não é possível saber se todas as amostras estão livres da bactéria.

Embora ainda não tenha sido registado nenhum foco de surto em Portugal, o consumo de vegetais continua a baixar. O presidente da Confederação Nacional da Agricultura diz que “em Portugal há cerca de 500 a 600 produtores hortícolas” e que “os produtores afectados têm de ser ressarcidos”.

Em declarações ao jornal, António Serrano, ministro da Agricultura, considerou “lamentável” que a Alemanha continue a lançar dúvidas de forma “irresponsável” sem ter conclusões científicas sobre a origem da bactéria E.coli.

Fonte: ionline

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …