Portugal revista bagagens provenientes da Grã-Bretanha

Na sequência dos casos de febre aftosa, Portugal prevê como uma medida de contingência e vigilância a revista da bagagem dos passageiros provenientes do Reino Unido e a obrigatoriedade de limparem os sapatos numa zona esponjosa.

A Direcção-geral de Veterinária (DGV) explicou ao Correio da Manhã, que em Portugal estão a ser tomadas todas as medidas de prevenção necessárias, adiantando, Agrela Pinheiro, director-geral de veterinária, que «os próximos seis ou sete dias serão decisivos» para se compreender a evolução da contaminação, e «para perceber se assume contornos alarmantes».

A DGV garante que «nos últimos 30 dias» não se verificou a entrada em Portugal de animais provenientes da região afectada e assegura que foram de imediato reforçadas as campanhas de informação para prevenção da introdução de produtos de origem animal.

Em Espanha, o governo da Catalunha ordenou uma inspecção urgente a 48 explorações de gado, com suspeitas de terem recebido animais contaminados, tendo em conta, que segundo a conselharia da Agricultura, a Catalunha recebeu 1943 animais procedentes de Inglaterra, dos quais, 492 nos últimos 15 dias.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …