Por quanto tempo os mercados lácteos se manterão em alta?

No mercado da União Europeia, a ideia de um preço estável e persistente em relação à manteiga, parece estar a alterar-se com sucessivas descidas de cotações nas últimas semanas. No caso do leite em pó para que a tendência para a descida de preços deve persistir. Ao contrário, o mercado do queijo demorou mais que os outros a ‘aquecer’, mas as cotações mantêm-se em alta.

Nos mercados internacionais, é previsível que continue a tendência para preços firmes, especialmente para a manteiga e, em menor medida, para o leite em pó. A falta de equilíbrio entre a oferta e a procura, provocada pela falta de stocks e pela descida da produção conduziram até ao estado de coisas actual, refere um documento preparado pelos European Dairy Farmers.

A ausência das restituições às exportações no sector lácteo comunitário, pode levar à redução das exportações e à manutenção do elevado nível de preços, por um certo período de tempo. No entanto, é difícil prever se o desequilíbrio dos mercados é temporal ou, de forma diferente, corresponde a uma alteração de cariz estrutural.

É provável que se produzam correcções no futuro próximo, devido aos elevados preços dos produtos lácteos, o que está a motivar, em alguns casos, a substituição do respectivo consumo por alternativas mais baratas.

Relativamente aos dados acumulados de entregas, no que vai decorrido de campanha (Abril a Setembro de 2007), os dados relativos à União Europeia a vinte e cinco, aponta para um crescimento de 0,5 por cento em relação à campanha passada. No entanto, os dados preliminares relativos a Outubro e Novembro já não são tão optimistas, falando-se numa ligeira redução da produção.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …