Poluição destrói superfície agrícola da China

Mais de dez por cento da superfície agrícola da China está contaminada, ameaçando a capacidade do país mais populoso do mundo de se alimentar. A utilização excessiva de fertilizante, a poluição da água e os resíduos sólidos são os principais problemas.

A poluição de metais pesados é responsável pela contaminação de cerca de 12 milhões de toneladas de cereais por ano, conclui um relatório do governo chinês, e a poluição no geral causa perdas de 2,59 mil milhões de dólares por ano. No total, perto de 12,3 milhões de hectares de terrenos sofreram danos na sequência da poluição.

A China já havia anunciado a perda de 306800 hectares de superfície agrícola nos primeiros dez meses de 2006, também devido à expansão das cidades. Pequim já pôs em prática medidas para conter a expansão urbana e a utilização de terrenos agrícolas para construção ou para projectos industriais.

De acordo com a Reuters, o governo chinês apelou à manutenção da superfície agrícola utilizável em mais de 120 milhões de hectares, em 2010.

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …