Pescas: Capturas aumentam quase 20% no continente

Até ao mês de Setembro deste ano, os pescadores portugueses do Continente aumentaram as suas capturas em 19% face ao período homólogo, passando das 98 mil toneladas em 2007 para cerca de 117 mil toneladas.

Globalmente, nos desembarques em águas nacionais, em Espanha e no Norte de África, a produção da pesca registou uma variação positiva da ordem dos 12,5%, face ao período homólogo do ano anterior, segundo dados compilados pela Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura no boletim Datapesca.

Os dados mostram ainda que nos portos com maior volume de pescado descarregado se verificaram as maiores taxas de crescimento, como foi o caso dos desembarques em Matosinhos (+28,5%), Sesimbra (+33,7%) e Olhão (+35,8%). Em termos homólogos, contudo, foi o porto de Tavira que registou a maior subida percentual (+174,7%).

Sardinha (+22,6%), cavala (24,7%) e polvo (+164,1%) continuam a ser as espécies mais capturadas e também as que verificaram maior crescimento nos desembarques efectuados nos portos portugueses.

O significativo aumento das capturas de pesca, entre Janeiro e Julho, teve também impacto positivo na balança comercial. Face ao período homólogo, Portugal gastou menos 28 milhões de euros em importação de pescado e lucrou mais 45 milhões de euros com as exportações, atenuando assim o défice em cerca de 13%.

Fonte: MADRP e Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …