OMS: Alta Probabilidade de Mais Surtos de Gripe das Aves na China

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para a alta probabilidade de continuarem a surgir novos surtos de gripe das aves na China. O país deverá, por isso, continuar com uma política de contenção eficaz para prevenir uma eventual pandemia.

«Não nos surpreenderia se novos surtos continuassem a aparecer nas aves domésticas durante muito tempo, porque a situação é endémica», esclareceu o porta-voz da OMS, Roy Wadia. Quanto mais tempo se levar na erradicação da doença entre as aves, «maior é a possibilidade de se tornar mais eficiente e transmissível, talvez mesmo de pessoa para pessoa», cita o Correio da Manhã.

A OMS não deixou, contudo, de louvar os esforços das autoridades chinesas. «É concebível que tenham existido casos esporádicos, porque os sistemas de vigilância não eram adequados, mas, nos últimos meses, a China tem intensificado e melhorado os sistemas de vigilância. A melhor política é a contenção imediata e na China vemos isso».

Só no último mês, a China registou três casos humanos de gripe das aves, um dos quais mortal. No que diz respeito a animais, as autoridades registaram 15 focos da estirpe H5N1.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …