Novo caso humano no Egipto

Uma adolescente egípcia de 15 anos foi confirmada como o 34º caso humano de gripe das aves naquele país desde o aparecimento do vírus H5N1 no Egipto.

De acordo com um porta-voz do Ministério da Saúde egípcio, Abdel Rahmane Chahine, citado pela Agência France Press, a jovem Marina Kamil Mikhaïl, que vive em Chobra, um bairro do Cairo, foi hospitalizada na passada quinta-feira, na sequência de febres altas. A adolescente tinha estado em contacto com aves domésticas.

A maioria das vítimas de gripe das aves no Egipto são mulheres e crianças, dados serem quem está mais frequentemente em contacto com aves. O país, onde o vírus H5N1 apareceu há pouco mais de um ano em aves domésticas, é o estado mais afectado pela pandemia fora do continente asiático, isto apesar dos esforços de prevenção desenvolvidos pelas autoridades egípcias. O vírus já fez ali 13 vítimas mortais.

Desde 2003, ano em que o H5N1 foi pela primeira vez identificado na Ásia, o vírus que dizimou milhões de aves já infectou 288 pessoas. Dessas, 170 acabaram por falecer, maioritariamente na Indonésia (63 casos) e no Vietname (42). O vírus matou ainda 17 tailandeses e 15 chineses.

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …