Nova Orientação para a Estratégia de Biotecnologia da União Europeia

O Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia vai lançar um estudo sobre as consequências e desafios sociais, económicos e ambientais da biotecnologia moderna. O objectivo é dar linhas de orientação para a Estratégia de Biotecnologia europeia.

Em comunicado, a Comissão Europeia considera que a biotecnologia está a estimular a inovação no campo da farmacêutica, agricultura e indústria. Os resultados da investigação biotecnológica consomem menos recursos, são “amigos do ambiente” e substituem processos químicos perigosos e poluentes.

Para que a biotecnologia possa continuar a melhorar, a Comissão Europeia quer pegar no estudo do Centro de Investigação Comum e actualizar a Estratégia da Biotecnologia europeia, que data de 2002. A iniciativa deverá estar pronta a apresentar no Conselho Europeu da Primavera de 2007.

O comissário europeu da Indústria, Günter Verheugen, explicou que a Comissão tornou a biotecnologia numa das suas prioridades mais altas, porque «se usada adequadamente, tem o potencial de se tornar a força motora da nossa economia baseada no conhecimento».

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …